Cadastro Bolsa Família 2020: Inscrição ONLINE, Requisitos

Muitas famílias se encaixam nos requisitos, mas ainda tem dúvidas de como realizar o cadastro Bolsa Família 2020. É preciso aprender para usufruir do programa, com o cadastro Bolsa Família 2020 a família passa a receber o auxílio mensal.

Cadastro Bolsa Família 2020

Cadastro Bolsa Família 2020

Saiba tudo aqui sobre o cadastro Bolsa Família 2020.

Conheça o programa Bolsa Família

O Bolsa Família 2020 é um programa social de transferência de renda do Governo Federal, sob condicionalidades, instituído no Governo Lula pela Medida Provisória 132, de 20 de outubro de 2003, convertida em lei em 9 de janeiro de 2004, pela Lei Federal n. 10.836, que unificou e ampliou os seguintes programas anteriores de transferência de renda:

  • Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Educação – Bolsa Escola (Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Cadastramento Único do Governo Federal (Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação (Medida Provisória nº 2.206-1, de 6 de setembro de 2001 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa Auxílio-Gás (Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002 – Governo Fernando Henrique Cardoso)
  • Programa Nacional de Acesso à Alimentação – Fome Zero (Lei nº 10.689, de 13 de junho de 2003 – Governo Lula)

Foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, tendo sido nomeado como “um esquema anti-pobreza originado na América Latina que está ganhando adeptos mundo afora” pela britânica The Economist.

✓ Saiba ainda como consultar o Bolsa Família 2020

Ainda de acordo com a publicação, os governos de todo o mundo estão de olho no programa. O jornal francês Le Monde reporta:

“O programa Bolsa Família amplia, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, contra a pobreza.”


Requisitos para fazer o cadastro Bolsa Família 2020

Esse programa foi criado para ajudar as famílias que se encontram em situações de pobreza e extrema pobreza.

Antes de você fazer o seu cadastro Bolsa Família 2020, é importante que você saiba quais são os requisitos obrigatórios para receber o saldo do Bolsa Família.

Confira a seguir alguns requisitos importantes:

  • Pertencer a uma família que seja considerada extremamente pobre, ou seja, que tenha uma renda per capita mensal de até R$ 85,00;
  • Pertencer a uma família que seja considerada pobre, ou seja, que tenha uma renda per capita mensal de até R$ 170,00;
  • Ter a inscrição atualizada há menos de 2 anos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

* Para saber mais se sua família está dentro dos beneficiários do programa, entre aqui.


Cadastro Bolsa Família 

Talvez você não saiba o que vem a ser o Bolsa Família e como realizar o cadastro Bolsa Família 2020, mas aqui você irá enfim aprender. 

O benefício tem como principal objetivo tirar as famílias da zona de risco e pobreza, e para participar é necessário realizar o cadastro.

Bolsa Família Bloqueado? Saiba o que fazer!

Alguns documentos devem ser apresentados pelas famílias que desejam receber esse benefício. Veja a seguir quais são esses documentos:

  • Comprovante atualizado de endereço (pode ser uma conta de luz);
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante atualizado de matrícula escolar de todas as crianças ou jovens com até 17 anos. Caso não possua esse comprovante, o Responsável familiar deverá informar o nome da escola cada criança ou jovem.

Como fazer o cadastro Bolsa Família 2020

Saiba como realizar o cadastro Bolsa Família 2020:

➜ 1º Passo: Realizar o cadastro  CadÚnico

O primeiro passo é realizar seu cadastro no CadÚnico – Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Esse cadastro é realizado na prefeitura da sua cidade, no setor que é responsável pelo Bolsa Família.

➜ 2º Passo: Cadastro Bolsa Família

Após realizar o cadastro no CadÚnico é preciso realizar agora o cadastro Bolsa Família 2020 no mesmo lugar que foi realizado o cadastro anterior.

➜ 3º Passo: Esperar por seleção

Tendo feito esses dois cadastros é necessário que você espere pela seleção que é feita. Tal seleção é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Pronto, você estará cadastrado e e aprovado, receberá mensalmente o seu benefício!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Cadastro Bolsa Família 2020: Inscrição ONLINE, Requisitos

Adicionar Comentário